Novo presidente da AESabesp aposta em inovação e sustentabilidade para os avanços no setor de saneamento

O engenheiro, que assumiu a entidade no último dia 4 de fevereiro, aposta em inovação e sustentabilidade, desenvolvimento profissional e técnico


O engenheiro Agostinho Geraldes, novo presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, aposta em inovação e sustentabilidade para os avanços no setor de saneamento. Com 32 anos de atuação profissional na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, Geraldes atualmente exerce a função de diretor de Manutenção Estratégica da empresa. 

Sua trajetória na AESabesp também contabiliza 32 anos de colaboração, incluindo participação no Conselho Deliberativo e em duas gestões da Diretoria da Associação. De 2019 a 2021, atuou como diretor de Comunicação e Marketing, e entre 2022 e 2024, assumiu o cargo de diretor Técnico do Encontro Técnico AESabesp, que na última edição – tamanho foi o sucesso – tornou-se o maior evento de Saneamento Ambiental das Américas. 

Em entrevista exclusiva, Agostinho Geraldes destaca planos ambiciosos para o triênio 2025-2027, com foco em novas tecnologias, diálogo com os associados e representatividade.

Confira os principais objetivos e como a AESabesp pretende contribuir para um futuro mais sustentável! 

AESabesp Notícias – Como novo presidente da AESabesp, poderia compartilhar os seus principais objetivos para o triênio 2025-2027 e como pretende alcançá-los?

Agostinho Geraldes – Vamos trabalhar em três macro pilares :

A. Desenvolvimento profissional e técnico

Vamos continuar investindo no aperfeiçoamento de nossos profissionais por meio de cursos, treinamentos e eventos que abordem tanto as tendências tecnológicas quanto às práticas sustentáveis. Nosso objetivo é fazer da AESabesp um centro de excelência técnica reconhecido nacional e internacionalmente.

B. Inovação e Sustentabilidade

A inovação será a chave para o futuro. Buscaremos ampliar parcerias com instituições acadêmicas, empresas de tecnologia e organizações internacionais para integrar soluções avançadas em nossas práticas. Além disso, o compromisso com a sustentabilidade será transversal em todas as nossas ações, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

C. Ampliação da representatividade e do diálogo

A AESabesp deve ser uma casa acolhedora para todos os profissionais que desejam contribuir para o setor de saneamento, independentemente de gênero, etnia ou origem regional. Promoveremos também um diálogo mais próximo com a sociedade e as autoridades, fortalecendo o reconhecimento do saneamento como uma prioridade nacional.

AESabesp Notícias – O planejamento estratégico para 2025-27 será definido em março. Quais as principais expectativas da nova gestão em relação a esse planejamento e como ele irá direcionar as ações da AESabesp nos próximos anos?

Agostinho Geraldes – O planejamento será o nosso norte. Portanto, é importante todos da diretoria estarem bem alinhados. Há muito trabalho desenvolvido pela gestão anterior, que precisamos dar continuidade e potencializar, bem como ter sempre em mente a inovação, aquele olhar para o nosso associado e ver o que ele espera e realizar a contento. 

AESabesp Notícias – E como a nova Diretoria, com suas diferentes experiências e perspectivas, pretende alcançar esses objetivos de forma inovadora?

Agostinho Geraldes – Temos o privilégio desta diretoria contar com cinco ex-presidentes da AESabesp. Isso traz muita assertividade às ações, evitando caminhos nos quais os obstáculos já são conhecidos. Ao mesmo tempo, contamos com vários diretores e coordenadores novos, com muita garra para realizar muito pela associação. 

AESabesp Notícias – Quais os planos da nova gestão para que a AESabesp contribua ativamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o saneamento, abordando desafios como as mudanças climáticas e a escassez hídrica?

Agostinho Geraldes – Essa será a pauta em nossa agenda: ações de sustentabilidade alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Precisamos ampliar parcerias com as universidades e empresas de tecnologia, acredito que neste âmbito poderemos trazer excelentes frutos pro nosso desenvolvimento. 

AESabesp Notícias – Além dos aprendizados da última edição do Encontro Técnico e Fenasan 2024, quais as novidades que a nova gestão pretende implementar na organização do Encontro Técnico e da Fenasan em 2025?

Agostinho Geraldes – Para 2025 teremos uma área bem maior de exposição na Fenasan; estamos trabalhando também para um Campeonato de Operadores junto com a Sabesp contemplando diversas novidades; a Saneas on-line com seus podcasts também promete inovar; e, em nosso Encontro Técnico, devemos repetir o encontro das universidades e a ampliação de salas de debates. 

AESabesp Notícias – Considerando o tema central do Encontro Técnico e Fenasan de 2025 “Saneamento e Inovação: Pilares para um futuro resiliente e sustentável”, como a AESabesp pretende contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o saneamento?

Agostinho Geraldes – Continuaremos investindo muito na capacitação de nossos técnicos do setor. Estar atualizado traz muitos conceitos e ideias novas, que inovam as práticas adotadas. Queremos uma AESabesp no centro da excelência técnica e inovadora, acredito muito que ao promovermos nossos eventos de difusão das melhores práticas, de discussões dos temas relevantes no setor e no contínuo diálogos entre associações da sociedade civil, empresas e órgãos governamentais da área, teremos abertura de caminhos para as soluções que proporcionem um futuro mais sustentável. 

AESabesp Notícias – Com o recorde de público no Encontro Técnico de 2024, a nova gestão enfrenta o desafio de manter esse sucesso. Quais as estratégias para ampliar ainda mais o alcance do evento em 2025 e consolidá-lo como referência no setor?

Agostinho Geraldes – Já ampliamos a feira e estamos trabalhando muito no encontro técnico. Promover a interação entre nossos congressistas, expositores e os visitantes da Fenasan, será um grande trunfo para alcançarmos esse objetivo. Além de ratificar, cada vez mais, nossa associação como uma referência de excelência em discussões, capacitações, direcionamentos e, principalmente, ser uma casa que preza pela inovação e soluções para um saneamento amplo e inclusivo.

Leia também: AESabesp e AESAN empossam novas Diretorias e Conselhos para o triênio 2025-27

Posse AESabesp: leia o discurso de Agostinho Geraldes, presidente para o triênio 2025-27

Publicidade