O que uma hidrelétrica tem a ver com o agronegócio?

São 400 m2 de atividades interativas e distribuição de mudas. Mais de 5 mil pessoas passam pelo estande diariamente


Quem passa pelos mais de 600 expositores da 37ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e encontra um estande da Itaipu, pode se perguntar o que uma hidrelétrica tem a ver com o agronegócio. Um tour pelo espaço esclarece que a Binacional tem um papel significativo no setor, especialmente no que diz respeito à inovação e sustentabilidade. A empresa também incentiva a aplicação de energias limpas no campo, como a solar e o biogás.

E transição energética é justamente o tema do estande da Itaipu no Show Rural neste ano. São 400 m2 de um espaço interativo e inovador, com foco na descarbonização e no desenvolvimento sustentável. Segundo estimativas da empresa Canal, terceirizada da Itaipu, mais de 5 mil pessoas passam pelo local diariamente. 

Até sexta-feira (14), visitantes terão acesso a experiências imersivas e informações detalhadas, por meio de jogos e interações com a equipe, para refletir sobre o impacto do agronegócio no planeta e descobrir as soluções que a Itaipu está implementando para construir um futuro mais verde.

Para a gerente de Relações Públicas da Itaipu, Cristiane Amorim, “o mais desafiador foi conseguir pensar uma forma de entregar um conteúdo para o público que trate dos projetos do Itaipu Mais que Energia, em especial os que envolvem transição energética, de uma forma que as pessoas consigam entender com mais facilidade e enxergar isso aplicado no seu dia a dia”.

Passeio imersivo

O tour imersivo começa na entrada do estande da Itaipu, do lado esquerdo, onde o visitante recebe um leque, símbolo do aumento de temperatura. Lá, um cartaz já avisa: “O clima está mudando”, e convida todos a conhecer os projetos da Itaipu que estão transformando o meio ambiente e contribuindo para um futuro mais sustentável.

Em uma das paredes, um caça-palavras busca sensibilizar o participante para quais são atitudes do dia a dia que impactam a natureza. O jogador deve encontrar as cinco palavras que são negativas: desperdiçar, poluir, descartar, queimar e consumir.

Do outro lado, um telão, com imagens de catástrofes naturais como secas, enchentes, chuvas e vendavais. Um lembrete de eventos climáticos cada vez mais recentes.

Nem toda a arte é alarmista. Muitas, na verdade, apresentam mensagens otimistas. “Ainda dá tempo de transformar o amanhã”, aponta um dos cartazes. “O futuro reflete nossas escolhas. Qual caminho você quer seguir?” diz outro.

Na próxima parede, fotos de exemplos de ações da Itaipu que têm contribuído para um amanhã mais sustentável: investimentos em eletricidade vinda de fontes limpas, como hidrelétricas, eólicas, biomassa e solar.

A seguir, painéis na parede do estande apresentam os assuntos “impactos das mudanças climáticas hoje”; “o que podemos controlar com ações sustentáveis”; e “um passado e equilíbrio e abundância”. Para acessar as informações (aqui em formato de fotos), o visitante precisa espiar por meio de um furo na parede no qual estão acoplados monóculos que ilustram as mensagens escritas.

A última etapa do passeio leva os visitantes a interagir com jogos de memória em telas touchscreen que apresentam temas de transição energética. E um dos mais concorridos é: ache a capivara. Os que completam os jogos recebem uma muda de planta como prêmio. 

Katia Karoline Rafael visitou o estande pela segunda vez e percebeu que este ano a Itaipu focou mais na inovação para um mundo melhor. “Está ficando muito mais claro para o público. Se alguém tem dúvidas sobre a necessidade de olhar para a natureza, este é o momento”, disse.

Quem também percebeu a mensagem que a Itaipu está promovendo neste ano foi a Isabelly Lima Cunha. “A Itaipu tem tudo a ver com preservação e agronegócio, que devem ser equilibrados para manter a economia sem desmatar.” Entre as mudas recebidas, ela escolheu um Ipê branco.

Ao lado das mudas, um bebedouro com “a água mais gelada da feira”, de acordo com muitos visitantes. E não é por acaso que ele está disponibilizado ali. É a água, por fim, que encerra o ciclo de conscientização sobre a transição energética, que alimenta o reservatório de uma das maiores produtoras de energia limpa do mundo e encerra o passeio imersivo do visitante pelo estande. 

Imprensa Itaipu (imprensa.itaipu@clipmkt.com.br)    

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