Trabalho alinhado com as novas tendências do saneamento para manter a entidade na vanguarda do setor
AESabesp -
Leia entrevista com o diretor Pierre Ribeiro de Siqueira, que, entre outros assuntos, fala sobre os desafios e expectativas para a gestão 2025-27.
Com 30 anos de atuação na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, o engenheiro Pierre Ribeiro de Siqueira leva sua ampla experiência para a Diretoria de Inovações da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, impulsionando soluções para os desafios do saneamento em um cenário de mudanças climáticas e transformação digital.
Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, com especialização em Hidromecânica, Pierre combina gestão e expertise técnica, destacando projetos inovadores, como o primeiro espaço de startups na Fenasan 2017. Com forte sentimento de pertencimento à AESabesp, ele vê sua participação na Diretoria (gestão 2025-27) como uma oportunidade de aprendizado contínuo e contribuição para o setor.
Confira entrevista a seguir:
AESabesp Notícias – Poderia destacar alguns desafios desta nova Diretoria diante do cenário atual do saneamento, principalmente em tempos de mudanças climáticas?
Pierre Siqueira – A Diretoria de Inovações possui ações da Estrutura de Planejamento da última gestão bem fundamentadas. Estamos revisando, na atual gestão, as demandas e novas tendências. Este é um dos segredos da AESabesp. Discutimos, delineamos e implementamos ações de planejamento. A continuidade, a consistência e a experiência são fundamentais conforme determinação do presidente desta gestão, Agostinho Geraldes.
No 35º Encontro Técnico/Fenasan 2024, o tema central foi desafiador – ‘Saneamento ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas’. A preocupação dos profissionais do setor foi concentrada nas alterações dos padrões de clima e temperatura e como influenciam nos sistemas públicos de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto.
A resiliência dos sistemas e infraestrutura pública foram amplamente discutidas no Congresso. Há a certeza que as políticas públicas atuais têm que ser revisadas para atendimento sustentável das águas para fins do setor, alinhados ao que pensa o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende.
E, nós, na Associação estaremos com estas diretrizes para contribuir e formalizar parcerias com o todos os segmentos do setor em São Paulo e no Brasil.
AESabesp Notícias – Quais são as expectativas e novidades que pretende trazer para a diretoria de Inovações?
Pierre Siqueira – A novidade nesta gestão é que a Feira Nacional de Saneamento (Fenasan) será tratada em máximo regime de eficiência. Ela se tornou o ponto mais visitado das Américas em 2024 no setor de Saneamento Ambiental e Meio Ambiente. Temos que celebrar! Este fato é um orgulho para a Associação dos Engenheiros da Sabesp, para a Sabesp, para o Estado de São Paulo e para o Brasil.
Isso nos revestiu de responsabilidade, e sabe aquele espírito de “Non Ducor, Duco”, simples, essa é a nossa diretriz! Iremos permanecer na rota de crescimento e profissionalização. E estamos estruturados para isso, temos a melhor equipe estruturada na coordenação na organização e realização da Feira. A Diretoria de Inovação será cheia de novidades, ficaremos no estratégico, vamos formar parcerias alinhadas aos nossos interesses e sermos justos com nossos futuros parceiros que chegam para ser sócios desta nossa aposta de crescimento pujante.
A Coordenadoria de Inovações será ampliada e está orientada para buscar relacionamento com jovens, universidades, empreendedores com todas as conexões e institucionalizações possíveis. Ela será transacional e dará oportunidades de experiências que seduzem o setor para atrair novos associados e mercados.
AESabesp Notícias – Como você vê a importância da AESabesp para o setor de saneamento?
Pierre Siqueira – Pessoalmente, desde que entrei na Sabesp, em 1992, sou sócio da Associação. Eu comecei participando da direção na gestão anterior em 2023. Neste cenário, com pouco tempo na administração da entidade, tenho a percepção de que a força da AESabesp está no amor dos voluntários que têm muita vontade de contribuir para o aperfeiçoamento técnico-científico-institucional.
Penso assim: “Quem está aqui, está fazendo o corre dos eventos com prazer, todos estão com sangue nos olhos. É muito gostoso. Parece aquela música: Não quero dinheiro, eu só quero amar.”
E você pensa que não, esse clima contagia, atrai, a Fenasan é demais! O evento é muito respeitado, desde a atualização do marco de saneamento com a lei de 2020, as empresas lançam seus produtos e comunicam reestruturações organizacionais, entre outros assuntos. O local é lotado, todos finais de tarde além do fechamento formal da AESabesp, temos happy hour dos estandes; é uma grande celebração e demonstração de força capilar do setor de Saneamento Básico.
AESabesp Notícias – Fale um pouco do seu currículo (um breve currículo profissional).
Pierre Siqueira – Eu tenho uma trajetória similar de boa parte dos especialistas e gestores de carreira da Sabesp pública. Entrei por concurso, era recém-formado, trabalhava na indústria de autopeças, com mecânica dos fluidos, trainee e zero maturidade profissional. A Sabesp é a empresa que me propiciou tudo profissionalmente e agora está fazendo eu ter a oportunidade de aprender como será essa nova atuação no mundo privado.
Entre as minhas atribuições, sou Engenheiro Mecânico, formado pela Escola de Engenharia Mauá, com especialização em Hidromecânica. Não adianta eu falar sobre meu currículo profissional porque é gigantesco e será até enfadonho, interessados podem ir ao LinkedIn ou no Lattes. Com mais de 30 anos de carreira fui gestor por 20 anos e quase 15 anos como especialista. Sou esforçado e gosto de aprender, tenho dificuldades no desenvolvimento de aplicações de TI, que justifico sorrateiramente por não ser um nativo digital. Tenho vasta experiência em praticamente todos os subprocessos corporativos, desconheço arrecadação e tratamento de esgotos por não ter a oportunidade de ter trabalhado nestas áreas na Sabesp.
Acredito ser engajado, acredito em um futuro sempre melhor e gosto de ser voluntário em entidades de classe relacionadas à minha vida profissional e também de outras partes de interesses da sociedade.
AESabesp Notícias – E qual a importância da AESabesp na sua carreira na Sabesp? Favor citar momentos marcantes na sua trajetória, mencionar há quanto tempo está na Associação.
Pierre Siqueira – A oportunidade é de crescimento profissional, de aprendizado técnico, institucional, acompanhar inovações, contribuir com formulações de políticas públicas, pertencimento de uma entidade, de fazer amizades, respeitar a expertise alheia. Nossa, são tantas oportunidades! Tem que participar para sentir a importância.
Fatos marcantes na Sabesp e na AESabesp são tantos que é difícil escolher. Pouco tempo atrás estávamos todos preocupados e contrariados com o follow on da Sabesp. Houve uma consultoria e designaram agentes de informação das Superintendências para nos confortar, fazer reuniões de alinhamentos de expectativas. Posso te garantir, cada funcionário tem meia dúzia de casos que relacionam o saneamento, a Sabesp, nossa vida pessoal, nossos colegas de trabalho para contar naquele ambiente sitcom. É muita diversão o que temos de vivências boas e ruins juntos.
Profissionalmente, pincelando um dos vários momentos marcantes temos o planejamento e implantação do primeiro Espaço Startup para inovações abertas do Brasil na Fenasan 2017. Era papel em branco total, sem rotina ou método, só aprendizado e uma equipe multidisciplinar incrível. Equipe que fez parcerias, sem orçamento, Pitch’n Pizza, DJ colocando o som alto e os expositores reclamando, software legado com mão de obra própria para inscrição dos candidatos da Batalha de Startups, móveis do estande emprestados; enfim, toda a vontade do mundo com zero experiência e custos.
AESabesp Notícias – Qual o significado de fazer parte da AESabesp?
Pierre Siqueira – É o destino, teria que estar aqui neste ano, nesta gestão, com esses amigos. Participei de diversas entidades de classe. A AESabesp é o momento, o zeitgeist para quem gosta de inovações. Estou muito feliz com a oportunidade que recebi. Quero desenvolver o máximo possível. Quero aproveitar o conhecimento que tenho, a oportunidade de receber na entidade e ter a sabedoria para aproveitar a vida e principalmente, aplicar na Sabesp.