Viviana Borges é a nova diretora Social da AESabesp

Após uma exitosa gestão 2022-24, presidida por Luciomar Santos Werneck, a Associação dos Engenheiros da Sabesp colocou em campo seu novo time


Engajada em torno da pauta da sustentabilidade e resiliência hídrica do setor de saneamento, a engenheira anuncia quatro novas coordenações para intensificar as atividades de integração na entidade. Leia entrevista!

Após uma exitosa gestão 2022-24, presidida por Luciomar Santos Werneck, a Associação dos Engenheiros da Sabesp colocou em campo seu novo time, liderado por Agostinho Geraldes, diretor de Manutenção Estratégica da Sabesp, com o desafio de ampliar os avanços e inovações desenvolvidos no triênio. 

Uma das Diretorias que já conta com grandes novidades é a Social, sob a liderança da engenheira Viviana Borges, ex-presidente da entidade (2019-21) e do Conselho Deliberativo (2022-24). Mestre em Engenharia hidráulica e Recursos Hídricos, a diretora possui uma carreira de mais de 27 anos no saneamento, atuando como engenheira e gerente de Engenharia na Sabesp.

Engajada em torno da pauta da sustentabilidade e resiliência hídrica do setor, Viviana anuncia quatro novas coordenações para intensificar as atividades de integração na entidade.

Confira os detalhes na entrevista abaixo:

AESabesp Notícias – Quais são os desafios desta nova Diretoria diante do cenário atual do saneamento, principalmente em tempos de mudanças climáticas? 

Viviana Borges – O cenário atual tem exigido muito esforço das pessoas em geral e em especial dos profissionais da Sabesp e do setor de saneamento ambiental, o que motiva a diretoria Social a aumentar suas atividades em busca de gerar mais alegria e momentos de bem estar e qualidade de vida aos associados.

AESabesp Notícias – Quais são as expectativas e novidades que pretende trazer para a Diretoria Social?

Viviana Borges – Estamos muito animados! Ainda estamos em fase de planejamento, mas a nova gestão liderada pelo presidente Agostinho criou quatro coordenações na Diretoria Social para intensificar as atividades de integração: Coordenação Sociocultural, de responsabilidade da engenheira Sônia Nogueira, que proporcionará atividades como visitas a teatros e museus; Alzira Garcia, na Coordenação de Bem-estar e Qualidade de Vida, tem planos para oferecer atividades para trabalhar o corpo e a mente em atividades prazerosas; Marcia Camillo, à frente da Coordenação de Integração Social, programa que visa estimular os associados a novas experiências com escapadas em viagens curtas para apreciar boa comida, bebida e render boas histórias; e Patrícia Taliberti tem na Coordenação de Expansão Social o desafio de cuidar da Festa do Congresso para atender aos associados mais jovens e animados, que anseiam por uma boa balada, e oferecer uma integração dos nossos associados e congressistas do Encontro Técnico/ Fenasan.

O desafio é grande, mas o time da nova gestão é formado por pessoas engajadas e profissionais determinados que sonham, planejam e agem com seriedade até mesmo no seu lazer com o trabalho voluntário.

AESabesp Notícias – Como você vê a importância da AESabesp para o setor de saneamento?

Viviana Borges – A AESabesp é muito importante para a Sabesp e para o setor de saneamento com suas atividades intensas de desenvolvimento técnico, fomentando a busca por inovação que gere benefícios ao setor e, por consequência, à população. 

É fundamental se associar para saber o que há de mais moderno nas discussões técnicas e socioambientais. Foi por isso que a AESabesp deixou de ser uma associação de somente engenheiros da Sabesp para se tornar uma OSCIP, em 2008, que abre as portas para os profissionais do setor, seja empregado da Sabesp, de outra empresa, seja uma pessoa jurídica.

Como OSCIP, a AESabesp oferece o compartilhamento de conhecimento o tempo todo, com intensa divulgação de notícias do setor e ações de integração entre os profissionais em eventos sociais, esportivos e cursos que são subsidiados.

AESabesp Notícias – Fale um pouco do seu currículo.

Viviana Borges – Com mais de 27 anos de experiência no setor de saneamento, atuando como engenheira e gerente de engenharia na Sabesp em diversas áreas, como: Planos Diretores de Água e Esgoto; estudos de concepção; modelagem hidráulica; acompanhamento de projetos e obras de grandes instalações de saneamento; otimização da eficiência operacional; envolvida na coordenação dos projetos corporativos GIS, Modernizações do Centro de Controle Operacional da RMSP, implantação de modelagem matemática e Inteligência Operacional no Sistema de Controle, modelo de previsão de consumo de água com IA e controle de perdas. 

Mestre em Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, sou professora da FESPSP [Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo] e fui diretora do CTH – Centro Tecnológico de Hidráulica, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Associada à AESabesp há quase 3 décadas, além de presidente [2019-21], atuei em diversos cargos de coordenadora de polos à presidente do Conselho Deliberativo.

AESabesp Notícias – E qual a importância da AESabesp na sua carreira na Sabesp (momentos marcantes na sua trajetória)? Há quanto tempo está na Associação?

Viviana Borges – Estou na AESabesp desde minha contratação na Sabesp, pois se trata de uma entidade reconhecida pelos empregados por ter fundamentação técnica forte e atuante. A AESabesp faz parte da minha carreira na Sabesp, pois ela traz um aprofundamento técnico nas relações de trabalho, facilitando a comunicação entre os empregados da empresa.

AESabesp Notícias – Qual o significado de fazer parte da AESabesp?

Viviana Borges – É servir ao saneamento ambiental para um mundo mais harmônico e uma sociedade mais justa. É trabalhar com prazer, acreditando num propósito que faz sentido.

Publicidade