Bomba de dosagem química da Watson-Marlow dosou cloro por mais de 21 meses na refinaria de parafínicos da Ergon

Equipamento da Watson-Marlow é utilizado em indústria de papel e celulose nos Estados Unidos; bombas utilizadas anteriormente paravam de funcionar


Uma bomba de dosagem química Qdos CWT (Conveying Wave Technology) da Watson-Marlow Fluid Technology Solutions (WTFTS) dosou cloro por mais de 21 meses na refinaria de parafínicos da Ergon – West Virginia Inc., na Virgínia do Norte (EUA), após substituir uma bomba de diafragma que durava em média menos da metade desse tempo.

A bomba Qdos CWT, que agora possui capacidade de pressão de até 9 bar (130 psi), dosa cloro para dentro de um fluxo de água natural como parte de um processo para produzir hidrosulfito de sódio (NaHS) para a indústria de papel e celulose. As bombas de diafragma utilizadas anteriormente duravam de 8 a 10 meses nessas aplicações de cloro, e a Ergon buscava uma bomba com maior durabilidade e menor manutenção.

A refinaria de óleo cru da Ergon, detentora de uma vasta base de clientes para processos parafínicos e óleos base produzidos na sua unidade de Newell, instalou uma bomba Qdos CWT, que operou continuamente de 8 de fevereiro de 2022 até 21 de novembro de 2023, melhorando a confiabilidade e reduzindo o período de manutenção do processo.

Bob Bowers, coordenador de manutenção na Ergon West Virginia, Inc., explica: “A bomba dosa 200 ppm de cloro para dentro do fluxo de água natural em nossos descalcificadores, que alimentam o sistema de tratamento de gás combustível. Ela bombeia 6 mL/h, ininterruptamente, sem falhas”. A água do sistema de descalcificação é usada para ajudar a retirar o sulfato de hidrogênio (H2S) do gás combustível da refinaria e transferi-lo para a unidade de NaHS, um produto usado em fábricas de papel.

Bomba Qdos CWT melhora a confiabilidade do sistema

A bomba Qdos melhorou consideravelmente a confiabilidade do sistema e simplificou os serviços de manutenção. Atualmente, a manutenção do sistema só é necessária para manter o tanque de cloro cheio e adicionar sal ao descalcificador. "O descalcificador opera continuamente em nossa planta de tratamento de gás combustível. Confiabilidade é fundamental para manter a alimentação de água no descalcificador tratado biologicamente, que é o que a bomba fornece: cloro para o tratamento”, afirma Bowers.

O cabeçote original da Qdos foi instalado em fevereiro de 2022 e operou por 15.600 horas (equivalente a 651 dias, ou mais de 21 meses), ultrapassando em cerca de três vezes qualquer outro equipamento usado anteriormente pela empresa.

O segmento Energy & Specialty Solutions (ESS) da Ergon transforma moléculas, que seriam de outro modo usadas como combustíveis de transporte, em produtos naftênicos e parafínicos não queimados, para nichos de mercado. O processo parafínico e os óleos base produzidos na planta da cidade de Newell são usados em diversas aplicações, entre elas lubrificantes automotivos e industriais, graxas, processos químicos e produção de borracha.

A Qdos CWT, uma das seis bombas peristálticas da linha Qdos, projetada para atender a requisitos de dosagem química, apresenta todos os benefícios de uma bomba peristáltica, mas com uma vida útil significativamente mais longa do que as bombas de mangueira tradicionais. A vida útil mais longa do cabeçote CWT, junto da pressão recentemente aprimorada para 9 bar (130 psi), permite que a Qdos CWT atenda aos requisitos das mais rigorosas aplicações.

Os benefícios da Qdos CWT incluem:

- Precisão de ±1 % e repetibilidade de ±0,5 % em dosagem

- Vazões de até 30 L/h (31,7 USGPH) a pressões de até 9 bar (130 PSI) 

- Vida útil longa a altas pressões

- Dosagem confiável e de baixa manutenção 

O que é a tecnologia de deslocamento por ondas (CWT)? 

A tecnologia de deslocamento por ondas (CWT, Conveying Wave Technology) emprega o princípio peristáltico por meio de um elemento exclusivo de contato com o fluido. Para criar a ação de bombeamento peristáltico, um elemento de contato com o fluido (em vez de uma mangueira) é pressionado contra uma superfície de PEEK. Como resultado, os elementos de contato com o fluido ficam sujeitos a níveis bem baixos de tensão. Operacionalmente, isso significa que as bombas Qdos CWT têm uma vida útil muito mais longa do que as bombas tradicionais.

Informações para a imprensa

Egom PR Agency

Marcela Matos  

Daya Lima  

www.egom.com.br 

E-mail: egom@egom.com.br 

EGOM PR AGENCY (egom@egom.com.br)    

Publicidade