PWTECH desenvolve o projeto Água Boa nas Escolas que instala estações purificadoras de água em instituições de ensino
Base Comunica -
Rreduzindo riscos à saúde e promovendo um ambiente escolar mais seguro e produtivo. Atualmente, a ação já atendeu mais de 1.500 pessoas.
De acordo com o Censo Escolar 2023, cerca de 1,2 milhão de alunos em 8.000 escolas no Brasil estudam sem acesso à água potável. Para auxiliar na mudança desta realidade, a startup PWTECH desenvolveu o projeto Água Boa nas Escolas, que busca instalar estações purificadoras de água em instituições de ensino sem abastecimento adequado, reduzindo riscos à saúde e promovendo um ambiente escolar mais seguro e produtivo. Atualmente, a ação já atendeu mais de 1.500 pessoas.
O projeto não se limita ao ambiente escolar. A PWTech também visa beneficiar comunidades vizinhas por meio do conceito de “escolas-chafariz”, onde alunos e moradores podem levar água tratada para suas residências. “A falta de água de qualidade impacta diretamente a saúde, a frequência escolar e a qualidade do ensino. Transformar escolas em centros de distribuição de água potável amplia significativamente os benefícios do projeto,” destaca Fernando Marcos Silva, engenheiro químico e presidente da PWTech.
Tecnologia inovadora
O purificador PW5600 é uma estação de tratamento de água portátil, com menos de um metro de largura, 43 cm de altura e peso de aproximadamente 18 kg. O equipamento pode filtrar entre 5.000 e 10.000 litros de água doce contaminada por dia, removendo até 99,5% das partículas e eliminando 100% dos vírus e bactérias. O sistema funciona com diferentes fontes de energia, incluindo rede elétrica, geradores, placas solares e até inversores veiculares.
Expansão e parcerias
A primeira parceria do projeto aconteceu em março de 2024 com o Instituto Iguá, beneficiando seis escolas em Araçuari, no Vale do Jequitinhonha (MG), impactando mais de 1.200 pessoas.
Recentemente, o projeto alcançou o Rio Grande do Sul em parceria com a Softswiss e o Instituto Rubinho Barrichello, beneficiando as escolas municipais Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, e Machado de Assis, em Rolante. Mais de 100 alunos e funcionários – além de 300 famílias vizinhas – foram beneficiados com equipamentos.
Outro marco importante foi a colaboração com a BRK e Zurich Seguros no Tocantins, levando o purificador à Escola Tainá, na Aldeia Canoanã, em Formoso do Araguaia, e outras escolas em Campos Lindos, Miracema do Tocantins, Colmeia, Guaraí, Colinas e Rio Sono.
Compromisso com a sustentabilidade e legislação
O projeto está alinhado ao Projeto de Lei aprovado em abril pela Câmara dos Deputados, que exige fornecimento de água potável em escolas, e também apoia a Agenda 2030 da ONU, contribuindo para 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Nosso objetivo é criar um impacto positivo e duradouro na vida de estudantes, professores e membros das comunidades, reforçando o compromisso da PWTech com o desenvolvimento sustentável e a promoção da igualdade de oportunidades educacionais,” enfatiza Maria Helena Azevedo, fundadora e diretora de Operações da PWTech.
Base Comunica (basecomunica@ovocom.com.br)