USP inaugura o Centro de Referência para Quantificação e Tipificação do Lixo do Mar

Entre os destaques do novo laboratório está a doação da Shimadzu, motivada pela expedição científica da iniciativa liderada pela Família Schurmann.


Na próxima quinta-feira, 13 de março, a Cátedra UNESCO de Sustentabilidade Oceânica, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – USP inaugura o Centro de Referência para Quantificação e Tipificação do Lixo do Mar (CeLMar – CNPq). Liderado pelo coordenador da instituição, Prof. Dr. Alexander Turra, o novo laboratório multiusuário oferecerá treinamento e apoio a pesquisadores na análise de amostras para estudos sobre a poluição marinha. A primeira pesquisa a utilizar o CeLMar – CNPq será sobre a presença de microplásticos em bivalves coletados na costa brasileira, uma parceria com a Voz dos Oceanos que motivou a Shimadzu a doar um equipamento de microscopia, Infravermelho e Raman – AIRsight.

Avaliado em aproximadamente R$ 1 milhão, até então, apenas uma instituição brasileira tinha esse moderno equipamento que, agora, chega ao CeLMar – CNPq como um legado da primeira expedição científica da Voz dos Oceanos com a Cátedra UNESCO de Sustentabilidade Oceânica, do Instituto Oceanográfico da USP. Entre 11 de maio e 15 de julho de 2024, uma tripulação exclusivamente feminina da Voz dos Oceanos percorreu mais de 9 mil quilômetros, entre Itajaí, em Santa Catarina e Belém, no Pará. Durante a jornada, as biólogas marinhas Marília Nagata e Jessyca Lopes, a oceanógrafa Katharina Grisotti e a jornalista-documentarista especializada em Conservação de Natureza Thamys Trindade passaram por 17 destinos em 15 estados brasileiros, coletando 891 amostras de 7 espécies diferentes de bivalves.

Em cada local, as tripulantes da expedição científica da Voz dos Oceanos procuraram por mercados públicos com frutos do mar frescos, pescados na região. De acordo com Marília Nagata, doutoranda em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP e comandante da pesquisa científica, “coletamos de uma a três espécies de bivalves por destino, reunindo dois tipos de ostras, além de mexilhão, sururu, maçunim (ou berbigão), lambreta e tarioba”. “Filtradores” de poluentes como os microplásticos, que acabam consumidos pela população por meio da ingestão destes alimentos, os bivalves adquiridos foram encaminhados e armazenados adequadamente no Instituto Oceanográfico da USP.

Com a inauguração do CeLMar – CNPq, essas amostras serão devidamente analisadas para estudo inédito, que será apresentado na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, em novembro deste ano. De acordo com o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Alexander Turra, “a conclusão da pesquisa iniciada com a expedição científica Voz dos Oceanos trará um diagnóstico preciso sobre a presença de microplásticos em organismos marinhos, refletindo a poluição da costa brasileira e ainda a preocupação crescente com a segurança alimentar e exposição humana aos microplásticos por meio do consumo de frutos do mar”.

Para David Schurmann, CEO da Voz dos Oceanos, “além do estudo de extrema importância científica e social, nos orgulhamos de deixar esse legado para a Ciência e uma instituição referência como o Instituto Oceanográfico da USP. A Shimadzu embarcou na nossa expedição, doando este moderno equipamento, que será utilizado pela Marília Nagata e nosso estudo, mas também por tantos outros pesquisadores, já que o mesmo passa a ser um patrimônio permanente do novo Centro de Referência para Quantificação e Tipificação do Lixo do Mar”.

Vale lembrar que expedição científica da Voz dos Oceanos aconteceu em parceria com a Cátedra UNESCO de Sustentabilidade Oceânica, do Instituto Oceanográfico da USP. A Localiza&co foi patrocinadora de toda a missão, que contou ainda com o apoio nacional da Ibema, Mitsubishi Motors, Monstercam e Yacht Master, o apoio institucional da Marca Brasil e da Embratur e a doação da Shimadzu – o equipamento para as análises de pesquisas e estudos realizados no CeLMar – CNPq. A tripulação da expedição científica da Voz dos Oceanos contou ainda com apoios locais para logística e outras demandas de produção.

Seminário gratuito – A inauguração do CeLMar – CNPq faz parte da programação do I Seminário sobre Monitoramento de Microplásticos, que acontece das 14h às 16h, no Auditório do Instituto Oceanográfico da USP. Gratuito e aberto ao público, o evento contará ainda com a realização do painel “Monitoramento de microplásticos: desafios, oportunidades e aplicações. Interessados em participar presencialmente devem fazer inscrição pelo Link ou por meio do QRCode do flyer abaixo – lembrando que existe limite de lugares de acordo com a capacidade do auditório. O seminário também será transmitido em tempo real e o público online poderá acompanhar pelo Link. Confira a programação completa do I Seminário sobre Monitoramento de Microplásticos:


13:30 – Credenciamento

14:00 – Abertura
• Eduardo Siegle, Diretoria do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
• Alexandre Moreno, Gerência de Comunicação e Relacionamentos, Voz dos Oceanos
• Juarez Araújo Silveira - Shimadzu Brasil
• Andrea Cancela da Cruz (online) - Coordenadoria-Geral de Ciências para Oceano e Antártica, Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
• Margareth Alves Carvalho (online), Coordenadoria dos Programas de Pesquisa em Ciências Ambientais e do Mar, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
• Larissa Godoy (online), Divisão de Combate à Poluição Marinha, Coordenadoria-Geral de Gerenciamento Costeiro, Departamento de Oceano e Gestão Costeira, Secretaria Nacional de Mudança do Clima, Ministério do Meio Ambiente

14:30 – Cerimônia de Inauguração do CeLMar – CNPq
• Alexander Turra, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano

14:45 – Painel “Monitoramento de microplásticos: desafios e oportunidades”
Moderação: Alexander Turra
Painelistas:
• Suzane de Oliveira, Instituto Técnico Federal do Paraná, Setor Litoral
• Cláudia Condé Lamparelli, Setor de Águas Litorâneas, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)
• Carolina Ponce de León, Assessoria de Sustentabilidade, Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM)
• Valéria Stacchini Ferreira Homem (online), Divisão de Uma Só Saúde Única, Coordenação-Geral de Planejamento em Saúde Animal, Departamento de Saúde Animal, Secretaria de Defesa Agropecuária, Ministério da Agricultura e Pecuária
• Marina Balestero dos Santos, Coordenadoria de Panejamento Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Governo do Estado de São Paulo

Mais informações sobre a Voz dos Oceanos para a imprensa:
Alexandre Moreno (alexandre.moreno@voiceoftheoceans.org)

 

Publicidade