A indústria têxtil é uma das grandes consumidoras de água no mundo com um impacto ambiental expressivo
Trevo Comunicação -
A Delta Máquinas Têxteis, uma empresa brasileira, desenvolveu uma solução eficiente para reduzir o impacto ambiental e otimizar o processo de lavagem
A indústria têxtil é uma das grandes consumidoras de água no mundo, com um impacto ambiental expressivo. Segundo a Ellen MacArthur Foundation, o setor utiliza cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente. Para se ter uma ideia, a produção de uma única camiseta de algodão pode demandar até 2.720 litros de água, conforme relatório do Instituto de Água. Diante desse cenário, investir em tecnologias que reduzam o consumo de recursos naturais torna-se essencial para a sustentabilidade do setor.
Pensando nisso, a Delta Máquinas Têxteis desenvolveu a lavadora de amostras DWM555 - iConcept Smart, uma solução que reduz significativamente o consumo de água e matéria-prima no processo de testes de tecidos. Com automação avançada, a máquina permite uma economia de 80% de água e mais de 65% de matéria-prima, possibilitando a testagem de amostras menores sem comprometer a eficiência.
Enquanto métodos tradicionais de lavagem de amostras utilizam cerca de um metro de tecido e 60 litros de água, a DWM555 - iConcept Smart reduz esse número para apenas 20 centímetros de tecido e seis litros de água por ciclo. Além disso, o tempo de processamento também é otimizado: o ciclo de lavagem é concluído em 15 minutos, enquanto no método convencional leva-se até três horas. Esse fator também impacta na redução do consumo de energia elétrica.