Henkel publica o seu relatório de sustentabilidade de 2024
InPress Porter Novelli -
Ação climática: redução das emissões de CO2 na produção por tonelada de produto em 64% (ano base: 2017)
A Henkel publicou hoje o seu relatório de sustentabilidade de 2024. A empresa avançou ainda mais, especialmente nas áreas de proteção climática e economia circular, mas também em questões sociais. Já neste ano, a Henkel reporta voluntariamente de acordo com os requisitos de conteúdo da nova Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) da União Europeia e seus Padrões Europeus de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS).
"Nós fizemos grandes progressos e entregamos melhorias tangíveis em sustentabilidade no último ano – em todas as áreas de nossa estratégia de sustentabilidade", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. "Mesmo em tempos desafiadores, mantemos nossos valores fundamentais: por meio de nossos produtos, processos e contribuição para a sociedade, estamos comprometidos com um mundo mais sustentável. Isso também se reflete em nosso plano para atingir a neutralidade de carbono, que visa reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa em 90% até 2045".
"Estou orgulhosa do nosso progresso nas principais iniciativas de sustentabilidade", disse Sylvie Nicol, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos, Infraestrutura e Sustentabilidade. "Em 2024, por exemplo, aumentamos a proporção de plástico reciclado em nossas embalagens de produtos de consumo para 25%. E introduzimos uma licença parental neutra em termos de gênero, com pelo menos oito semanas de licença remunerada em todo o mundo – o que recebeu uma resposta excelente. Além disso, implementamos o primeiro relatório de sustentabilidade de acordo com os requisitos de conteúdo dos novos Padrões Europeus de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS), o que também melhorou ainda mais nossos processos internos."
Novas metas para a proteção climática
Até o final do ano passado, a Henkel reduziu as emissões de CO2 em sua produção por tonelada de produto em 64% em comparação com o ano base de 2017 e aumentou a energia adquirida de fontes renováveis para 47%.
A companhia também estabeleceu metas de Net-Zero no ano passado, que cobrem uma parte maior da cadeia de valor do que suas metas climáticas anteriores. Até 2045, a Henkel pretende reduzir suas emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) nos escopos 1, 2 e 3 em 90%. Como metas climáticas de curto prazo, a Henkel planeja reduzir suas emissões absolutas de GEE nos escopos 1 e 2 em 42% e suas emissões absolutas no escopo 3 em 30% até 2030 (em comparação com 2021).
As novas metas foram validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi), uma organização de mudanças climáticas que apoia as empresas na definição de metas de redução de GEE alinhadas com o Acordo de Paris sobre o clima. Até o final de 2024, a Henkel já havia reduzido suas emissões de GEE nos escopos 1, 2 e 3 em 20% (em comparação com 2021).
Para descarbonizar ainda mais a cadeia de valor e capturar melhor as emissões de CO2 na cadeia de suprimentos (escopo 3), a Henkel acelerou seu programa de engajamento com seus fornecedores globais no ano passado. A empresa coleta dados sobre emissões e define medidas específicas para reduzi-las.
Soluções de embalagens sustentáveis
A Henkel aumentou ainda mais a proporção de plástico reciclado em suas embalagens de produtos de consumo para 25%. Até o final deste ano, a empresa espera alcançar 30%.
Dois exemplos destacam esse progresso: na Europa, a Henkel aumentou a participação de reciclado pós-consumo nas embalagens de detergentes líquidos e produtos para cabelo para pelo menos 50%. Isso inclui marcas como Persil, Weißer Riese, Spee e Gliss. Na América do Norte, a empresa introduziu uma nova embalagem para seu sabonete líquido Dial, que agora é feito de 100% plástico reciclado.
A Henkel também tem como objetivo projetar todas as embalagens de consumo para serem recicláveis. Até o final de 2024, essa proporção já havia alcançado 89%.
Com as inovações em adesivos de sua unidade de negócios Adhesive Technologies, a Henkel está estabelecendo novos padrões para embalagens mais sustentáveis. Por exemplo, um novo adesivo termofusível da marca Technomelt, utilizado, entre outras finalidades, em embalagens de alimentos, consiste em pelo menos 49% de matérias-primas de base biológica. Ao mesmo tempo, é necessário significativamente menos energia para os clientes durante a fase de aplicação do produto.
Oportunidades iguais e condições de trabalho justas
Um marco na área de diversidade e igualdade é o programa de licença parental neutro em termos de gênero que a empresa introduziu para todos os seus 47.000 colaboradores em todo o mundo. O programa garante um mínimo de oito semanas de licença parental totalmente remunerada e se aplica a todas as constelações familiares, incluindo crianças adotivas ou em regime de acolhimento, casais LGBTQIAPN+ e pais solteiros. A resposta à iniciativa foi muito positiva; globalmente, cerca de 30% a mais de colaboradores tiraram a licença parental em comparação ao ano anterior
Além disso, a Henkel conseguiu aumentar a proporção de mulheres na gestão para 42%.
Como parte de seu compromisso com condições de trabalho justas, a empresa introduziu uma avaliação anual adicional para garantir que a remuneração dos colaboradores da Henkel em todo o mundo permaneça consistentemente alinhada com os benchmarks locais de salário digno.
Reconhecimento externo pelo desempenho em sustentabilidade
Agências de avaliação externas e independentes mais uma vez reconheceram o progresso da Henkel em sustentabilidade. Entre outras, a agência de classificação ESG EcoVadis concedeu à Henkel a Medalha de Ouro. Isso coloca a companhia entre os 5% das empresas mais bem avaliadas. Além disso, a Henkel foi reconhecida como uma das Top-Rated Companies pela Morningstar Sustainalytics por seu desempenho em sustentabilidade. A empresa também recebeu mais um prêmio da Corporate Knights no ranking 2025 Global 100 Most Sustainable Corporations in the World. A Henkel também foi homenageada com o Sustainable Future Award 2024 pelo F.A.Z. Institute e Cision Alemanha por sua comunicação de sustentabilidade consistente e credível ao longo dos anos.
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