Processo seletivo para incorporação da influência de reservatórios na disponibilidade da bacia do rio Paranapanema

Os (as) interessados (as) deverão consultar o termo de referência código 32282 e se inscrever através do link https://iica.int/pt/node/75 com cadastramento


No Diário Oficial da União desta sexta-feira, 28 de março, foi publicado o Edital nº 86/2025, contendo as informações sobre o processo seletivo de consultor(a) para incorporação da influência de pequenos reservatórios na disponibilidade hídrica da bacia do rio Paranapanema (PR/SP). Os (as) interessados (as) deverão consultar o termo de referência código 32282 e se inscrever através do link https://iica.int/pt/node/75 com cadastramento e anexação do currículo de 28 de março até 22 de abril.

O(a) candidato(a) precisa ter formação em nível superior completo em Engenharia ou Ciências da Terra com experiência mínima de cinco anos de nível superior projetos ou pesquisas na área de Hidrologia. A seleção conta com uma vaga para o período de contrato de 150 dias.

Em atendimento ao?Decreto nº 5.151/2004, esta contratação acontecerá mediante processo seletivo simplificado. Com isso, no contexto dos projetos de cooperação técnica internacional, é vedada a contratação de servidores(as) ativos(as) da Administração Pública Federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal, direta ou indireta, assim como de empregados(as) de suas subsidiárias e controladas. 

Bacia do Paranapanema 

O rio Paranapanema nasce na Serra Agudos Grandes, em Capão Bonito (SP), e percorre 929 km até desaguar no rio Paraná. O curso d’água é usado para abastecimento, irrigação, navegação, geração de energia hidrelétrica, criação de peixes, lazer, entre outros usos. Mais do que uma divisa entre Paraná e São Paulo, o rio Paranapanema é um eixo de integração entre duas regiões homogêneas em termos de identidade social, cultural e econômica. 

A bacia do Paranapanema abrange o sul de São Paulo e o norte do Paraná com uma área de aproximadamente 106 mil km², 247 municípios (115 em São Paulo e 132 no Paraná) e população de aproximadamente 5 milhões de habitantes. As atividades econômicas principais da bacia hidrográfica são a indústria, agropecuária e serviços. 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade