Ambipar e a Dow promoveram a capacitação no Protocolo do Plástico para cooperativas e associações de reciclagem
GBR Comunicação -
Metodologia criada pela Ambipar dentro do Projeto Cidades Circulares contribui tanto para a geração de renda dos trabalhadores quanto para a preservação
No primeiro trimestre deste ano, a Ambipar, líder global em soluções ambientais, em parceria com a Dow, promoveu a capacitação no Protocolo do Plástico para cooperativas e associações de reciclagem participantes dos programas Cidades Circulares de Recife-PE, Recicla Junto Consimares e Vinhedo-SP, no interior de São Paulo. Essas iniciativas incentivam a economia circular nos centros urbanos e elevam a renda média dos profissionais da reciclagem. Ao todo, 15 grupos – totalizando 228 profissionais – foram treinados e realizaram visitas às operações da Ambipar em Jaboatão dos Guararapes/PE e à Dow Química, em Jundiaí/SP, patrocinadora da metodologia aplicada.
Segundo Juliana Navea, diretora de operações da unidade de pós-consumo da Ambipar , o objetivo da capacitação foi transformar o conhecimento adquirido em profissionalização, contribuindo para o aumento da receita e para a circularidade dos resíduos plásticos nas centrais de triagem. “Os primeiros resultados já são visíveis. Alguns grupos que participaram do treinamento registraram aumento em suas rendas, por conta de um crescimento de 162% no preço médio do plástico. Além disso, muitas centrais de triagem, que antes recuperavam cerca de 15 tipos de plásticos, estão sendo preparadas para separar pelo menos 25 categorias desse material”, explica Juliana.
A expectativa é que todos os grupos capacitados tenham a expertise de recuperar plásticos que anteriormente não tinham destinação, atribuindo-lhes valor agregado, aprimorando a venda dos materiais e adotando melhores práticas de separação, o que possibilitará negociações mais vantajosas com o mercado.