Sabesp lança o Programa Parceiros para o Impacto

Com foco em sustentabilidade e inovação, “Parceiros Para o Impacto” visa elevar os padrões da indústria da construção civil


Sabesp lançou o Programa Parceiros para o Impacto, uma iniciativa que visa elevar os padrões da indústria da construção civil para garantir que seus projetos promovam um legado sustentável e contribuam para o bem-estar da sociedade e a preservação do meio ambiente. O programa tem como objetivo padronizar boas práticas de gestão socioambiental, estimular a inovação na execução das obras e engajar suas empresas parceiras em ações de impacto positivo. Além disso, permitirá a mensuração de resultados por meio de indicadores e reconhecimento das contratadas que se destacarem nos critérios ESG.

A nova gestão da Sabesp, por meio do projeto de universalização, vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para a população dos 375 municípios atendidos pela Companhia. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento (de 2033 para 2029), proporcionando qualidade de vida, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de pessoas enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações. Serão investidos mais de R$ 70 bilhões, conforme anunciado pela Companhia em 2024.

Alinhado à nova fase da empresa após sua desestatização, o Parceiros Para o Impacto é voltado principalmente às obras do IntegraTietê, maior iniciativa de saneamento do Brasil, que prevê quase 50 frentes de melhorias só este ano. “A história do desenvolvimento nos ensina que progresso e responsabilidade devem caminhar lado a lado. E os desafios que enfrentamos hoje exigem soluções inovadoras, compromisso coletivo e a capacidade de enxergar além do concreto e dos canteiros. Este projeto servirá como modelo para outras iniciativas da Companhia”, afirma Samanta Souza, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade.

As práticas adotadas são organizadas nos pilares: gestão ambiental (controle de resíduos, emissões e uso de recursos), comunicação com comunidades impactadas, inclusão e desenvolvimento social (empregos locais, educação e parcerias comunitárias), segurança no trabalho, sistema viário e mobilidade urbana durante as obras, e qualidade e prevenção de sinistros. As empresas participantes devem aderir formalmente ao programa, nomear um ponto focal, participar de workshops bimestrais e alimentar mensalmente uma plataforma online com indicadores socioambientais.

As contratadas que cumprirem os requisitos receberão o selo “Parceiro para o Impacto”, com validade trimestral. As que mantiverem desempenho contínuo ao longo do ciclo anual concorrem ao certificado de Excelência em Gestão Socioambiental e ao prêmio “Melhores do Ano”, em categorias como inovação, impacto ambiental e social. As inscrições e treinamentos começam em abril.

“Acreditamos que as obras podem ser catalisadoras de mudanças socioambientais benéficas. Exemplos internacionais demonstram que a gestão inteligente dos impactos pode gerar ganhos expressivos”, declara Rachel Sampaio, diretora de Sustentabilidade.“O projeto de renaturalização do Rio Sena, em Paris – por exemplo - reduziu a poluição e reintroduziu a biodiversidade aquática, enquanto o modelo de construção modular na Noruega permitiu a redução de 60% das emissões de CO2 na construção civil. No contexto brasileiro, e especialmente nas comunidades atendidas pela Sabesp, há um enorme potencial de transformar as obras em plataformas de desenvolvimento social e ambiental.”

O Parceiros para o Impacto reforça o novo posicionamento da Sabesp: uma empresa orientada por resultados, inovação e compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.

Larissa Gutierres (larissa.gutierres@danthi.com.br)    

Publicidade