Fortaleza será palco do 3º Fórum Internacional Universalizar

Um dos mais relevantes eventos sobre saneamento no Brasil. O encontro, que ocorrerá no Espaço La Maison, reunirá especialistas, autoridades


Nos dias 10 e 11 de abril de 2025, Fortaleza (CE) será palco do 3º Fórum Internacional Universalizar, um dos mais relevantes eventos sobre saneamento no Brasil. O encontro, que ocorrerá no Espaço La Maison, reunirá especialistas, autoridades e representantes do setor para discutir estratégias e parcerias voltadas à infraestrutura sustentável e à universalização dos serviços essenciais. Nesta edição, o evento contará com a participação de sete palestrantes internacionais, dos países: Chile, Gana, Portugal, Áustria, Inglaterra e Itália.  Clique aqui para se inscrever e conferir a programação completa.

Promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o evento tem início no dia 10 de abril, com a solenidade de abertura que contará com a presença de Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da CageceElcires Pimenta, da FESPSPRolando Chamy Maggi, presidente da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS); e Michael Walls, professor titular de Política e Economia do Desenvolvimento da University College London (UCL).

Em seguida, o presidente da AIDIS, Rolando Chamy Maggi, ministrará a Palestra Magna sobre o “Panorama do setor de saneamento e das ações de mitigação das mudanças climáticas no contexto da América do Sul e Caribe”. O evento segue com o Painel 1, abordando o tema “Parcerias Público-Privadas: experiências e modelos de governança”. A palestra será conduzida por Maria Salvetti, da Universidade de Florença, com debate de Marisa Sueli S. Capriglioni, especialista em Novos Negócios da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e moderação de Carlos Nascimento, da FESPSP.

Em seguida, inicia-se o Painel 2, com o tema “Transformação Digital e Universalização do Saneamento: A experiência de países com sistemas universais”. O painel contará com a moderação de Neuri Freitas e palestras de Claudio Jesus, do assessor de administração do Grupo Águas de Portugal, Stefan Löblich, CEO da AST Ambiente, Simon Jabornig, CEO da SFC Umwelttechnik GmbH; Walter Placido, diretor da LAVORO Solutions e Fuad Moura, coordenador da Câmara Técnica de Inovação da Aesbe e superintendente de Projetos Especiais e Novos Negócios da Caesb.

Ainda no primeiro dia, o Painel 3 discutirá “Mudanças Climáticas, Transição Energética e a Universalização do Saneamento: desafios e oportunidades”, com palestras de Michael Walls, professor Titular de Política e Economia do Desenvolvimento do The Bartlett Development Planning da University College London (UCL) e Adalberto Felício Maluf Filho, secretário nacional do Ministério do Meio Ambiente. O debate será conduzido por Carlos Piani, presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e moderado por Munir Abud, vice-presidente Regional Sudeste da Aesbe e presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Por fim, o Painel 4 abordará “Investimentos Internacionais no Saneamento: o papel das parcerias e financiamentos globais”, com palestra de Dominique Hautbergue, diretor regional da AFD Brasil, debate com Leonardo Picciani, secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e moderação de Luís Almeida Reis, presidente da Companha de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O primeiro dia se encerra com um coquetel de abertura.

No dia 11 de abril, o evento recomeça com o Painel 5, discutindo “COP30 no Brasil: ações para alavancar debates acerca do setor de saneamento”. Foram convidados para o painel: Jader Filho, ministro do Ministério das Cidades, Ana Toni, secretária nacional de Mudanças do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e o especialista em gestão de serviços de saneamento, e consultor líder da elaboração das Diretrizes, Antonio Miranda, moderado por James Serrador, presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Logo após, o diretor da Enorsul, Waldecir Colombini fará uma palestra evidenciando o papel da empresa no setor de saneamento.

Após isso, o Painel 6 trará discussões sobre “Saneamento Rural e em áreas vulneráveis: experiência de casos”, com palestras de Charlotte Akwaah-Adjei, do Ministério do Saneamento e Recursos Hídricos de Gana, e Michael Walls, da UCL. Os debatedores serão Marcondes Ribeiro, presidente do Instituto Sisar, e Marcos Cals, secretário de saneamento do Governo do Ceará, com moderação de Denison Gama, presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

No período da tarde, o evento continua com o Painel 7, que tratará “Estudo de casos globais de desestatização do saneamento”, com palestra de Maria Salvetti, da Universidade de Florença, debate de Carlos Nascimento, da FESPSP, e moderação de Aguinaldo Ballon, presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

Em seguida, a Empresa Netuno fará a apresentação do case de sustentabilidade. Para finalizar o último dia de evento, o Painel 8 abordará “Diálogos sobre Regulação, Tarifas, Subsídios e Eficiência no Saneamento”, com palestra de Marcus Vinicius Fernandes Neves, presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), debate de Verônica Sanches, presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). e moderação de Roberto Sergio Linhares, vice-presidente Regional Nordeste I da Aesbe e presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Valor da inscrição: 

Colaboradores das associadas à Aesbe: R$ 200 

Público geral: R$ 500 

Empresas com acordo de cooperação com a Aesbe possuem 20% de desconto sobre o valor do público geral. 

Sobre o 3º Fórum Internacional Universalizar 

Com o tema central “A Universalização do Saneamento e COP30: estratégias e parcerias para infraestrutura sustentável”, o 3º Fórum Internacional Universalizar se propõe a ser um ponto de encontro fundamental para profissionais do setor de saneamento, pesquisadores e líderes globais. O evento visa a construção de um diálogo global sobre as estratégias necessárias para universalizar o saneamento básico e enfrentar as questões climáticas, alinhando as discussões com as diretrizes da COP30 e a busca por infraestrutura sustentável. 

Como de praxe, o Fórum contará com a participação de renomados acadêmicos da University College London (UCL), da Universidade de Florença e de outras instituições prestigiadas. A edição deste ano será ainda mais rica, com a participação inédita de representantes de países da América do Sul e Caribe, ampliando o impacto e a diversidade de perspectivas no evento. 

O 3º Fórum Internacional Universalizar buscará destacar não só a universalização do saneamento como um direito humano, mas também a necessidade urgente de criar infraestruturas resilientes diante das mudanças climáticas. O evento será um marco na construção de parcerias colaborativas para um futuro mais justo e sustentável. 

A programação completa será divulgada em breve. 

Hospedagem  

Para facilitar a estadia dos participantes, a Aesbe firmou parcerias com três hotéis na Praia do Futuro, oferecendo descontos especiais. O Vila Galé Fortaleza oferece 10% de desconto com o código 3FORUM2025; o Crocobeach Hotel oferece 15% de desconto com o código UNIVERSALIZAR2025; e o Hotel Litoral Fortaleza oferece 10% de desconto para quem mencionar o evento ao fazer a reserva. Todos os hotéis estão localizados a poucos minutos do evento.

Coquetel de Encerramento  

No dia 11 de abril, a partir das 19h, o Fórum culminará com um coquetel de encerramento, celebrando os avanços discutidos e proporcionando um ambiente descontraído com música regional, criando memórias inesquecíveis para todos os participantes. 

Participe e ajude a moldar o futuro do saneamento no Brasil e no mundo! 

Com a meta de fortalecer parcerias e promover práticas inovadoras para o enfrentamento dos desafios globais e regionais do saneamento, o 3º Fórum Internacional Universalizar é uma oportunidade imperdível para profissionais do setor que desejam se atualizar e se conectar com soluções inovadoras e práticas para garantir a infraestrutura hídrica sustentável necessária para atender as populações mais vulneráveis. 

Serviço 

Data: 10 e 11 de abril de 2025 

Local: Espaço La Maison – Fortaleza (CE)  

Inscrições e programação: Clique aqui

Publicidade