Rigorosos protocolos de tratamento e controle laboratorial garantem a qualidade da água distribuída em Cachoeiro

No último ano, mais de 296 mil análises laboratoriais foram feitas a partir de coletas em todo o ciclo do serviço de água


Antes de chegar às torneiras dos cachoeirenses, a água que abastece o município é submetida a milhares de análises em laboratório para garantir qualidade do que é consumido. Essas análises são realizadas durante todo o processo de tratamento da água, desde a captação nos mananciais até a distribuição nas redes que chegam aos imóveis. As amostras são analisadas nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), nos reservatórios e nas redes de distribuição, por meio de laboratórios próprios e terceirizados, atendendo aos parâmetros estabelecidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017, alterado pela Portaria GM/MS nº 888/2021 e Portaria GM/MS nº 2472/2021 do Ministério da Saúde.

Claudio Sobrinho, gerente de operações da BRK em Cachoeiro, explica a importância da rotina de análises laboratoriais da água. “Para que a população possa consumir água potável de qualidade, todas as etapas do tratamento precisam ser permanentemente fiscalizadas por meio de rigorosos protocolos e controles. Esse trabalho é um compromisso com a saúde dos cachoeirenses”, destaca.

Em 2024, a concessionária distribuiu, em média, 1,14 milhão de metros cúbicos de água por mês, o que equivale a cerca de 13,6 bilhões de litros no ano. “Diariamente, fazemos parte da vida de 185,7 mil cachoeirenses. Então, agir com transparência no processo de distribuição da água à população e garantir sua potabilidade e qualidade é nossa responsabilidade”, afirma Sobrinho.

Relatório anual de qualidade da água disponível à população

Para conhecer em detalhes os dados de controle de qualidade da água adotado em Cachoeiro de Itapemirim, e entender o processo de tratamento da água consumida na cidade, a população pode consultar o relatório anual disponibilizado no site da concessionária. O informativo digital pode ser acessado, a qualquer momento, em: https://brkambiental.com.br/relatorio

 Milena Camporez Debona (mcamporez@brkambiental.com.br)    

 

Publicidade