Ibema registra economia de 6 mil litros por hora no consumo de água
Press Manager Mail -
Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo por meio de boas práticas
Buscando otimizar o consumo de água e ampliar o reuso desse recurso fundamental para a produção de papelcartão, a planta industrial de Turvo da Ibema vem apostando em um formato de monitoramento contínuo dos processos, que vai desde um estudo aprofundado dos pontos de abastecimento até a realização de manutenções corretivas dos equipamentos. Liderado por um grupo de seis colaboradores, o projeto iniciou-se em junho de 2024 e alcançou resultados significativos com baixo custo.
“Reunimos membros dos times de produção, meio ambiente, utilidades, manutenção e processos. Também envolvemos os colaboradores da área de produção. A equipe realizava encontros semanais e adotava ferramentas de gestão como brainstorming, priorização 9-3-1, cinco porquês, diagrama de causas e efeitos. Assim, mapeamos os principais pontos de consumo, identificamos possibilidades de redução e elaboramos um plano de ação”, explica Ailton Júnior, coordenador de utilidades da Ibema e líder do projeto.
Além do efeito de conscientização, o projeto rendeu melhorias práticas dentro da fábrica, como a adequação nos chuveiros da máquina de papel, componente que realiza a limpeza das telas, a ampliação do controle de consumo do refinador e o monitoramento mais preciso. Os estudos realizados pelo grupo também nortearam adequações em vazamentos, tanto em gaxetas de bombas em geral como em lavatórios da fábrica.