Atibaia Saneamento conclui uma série de melhorias na infraestrutura de esgotamento sanitário do município

Obras neste 1º trimestre aumentam a eficiência do sistema de esgotamento


Reforçando o compromisso com a qualidade de vida da população e a preservação ambiental, a Atibaia Saneamento concluiu no primeiro trimestre de 2025 uma série de melhorias na infraestrutura de esgotamento sanitário do município. As intervenções ampliam a capacidade de coleta e transporte de efluentes, garantindo mais eficiência e segurança ao sistema.

Entre as principais entregas, destacam-se a instalação de novas linhas de recalque e a construção de Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), que beneficiam diretamente os bairros Caetetuba, Jardim Ponte, Jardim Colonial, Jardim Alvinópolis II, Portão e Ressaca. No total, aproximadamente 11.400 novas pessoas passam a contar com um serviço mais eficiente e sustentável.

As melhorias incluem a implantação de 2.130 metros de rede para direcionamento de parte do esgoto do bairro Caetetuba até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caetetuba, além de 660 metros de tubulação para transporte dos efluentes da mesma região até a ETE local.

Também foi construída a EEE Onofre 4, responsável por direcionar os efluentes dos bairros Jardim Alvinópolis II e Portão para a ETE Caetetuba, beneficiando cerca de 9.000 pessoas. A EEE José Rodrigues da Cunha, atenderá parte do bairro Ressaca, transportando os resíduos até a ETE Estoril.

Já a EEE Estrada Municipal, foi projetada para conduzir os efluentes do bairro Jardim Colonial até a ETE Caetetuba, impactando mais de 700 residentes. A EEE Sofia levará parte dos resíduos do bairro Jardim Ponte para a ETE Estoril, atendendo 1.150 munícipes. Além disso, a EEE Kanimar, também direcionará os efluentes do bairro Jardim Ponte para a ETE Estoril, contemplando mais de 300 moradores.

"Investir em saneamento é investir no bem-estar da população e no futuro da cidade. Cada obra entregue representa um passo importante para fortalecer Atibaia como referência em infraestrutura do esgotamento sanitário e sustentabilidade", afirma Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento.

A modernização do sistema fortalece a saúde pública, evita contaminações e proporciona um ambiente mais benéfico em diversos setores da sociedade. Além disso, a ampliação da infraestrutura impulsiona o desenvolvimento urbano e contribui para a preservação dos recursos hídricos locais.

 

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@sustentar.ag

Publicidade