Estudos reforçam o papel da conservação hídrica como ferramenta essencial para enfrentar os desafios do agro brasileiro
Lucky Assessoria -
O Brasil perdeu 17% da sua superfície de água nos últimos 30 anos. Um estudo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) também identificou queda
A escassez de água e os efeitos cada vez mais perceptíveis das mudanças climáticas têm levado produtores rurais a adotar soluções que aumentem a eficiência e a sustentabilidade das lavouras. Em diversas regiões do país, a redução no volume dos rios já impacta a produtividade e exige novas estratégias para garantir a continuidade da produção com menos disponibilidade hídrica.
Segundo o relatório do MapBiomas, o Brasil perdeu 17% da sua superfície de água nos últimos 30 anos. Um estudo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) também identificou queda significativa na vazão de pelo menos 12 grandes rios brasileiros.
Diante desse cenário, soluções inteligentes e planejadas ganham cada vez mais espaço. De acordo com dados da plataforma Broto, do Banco do Brasil, um em cada cinco produtores pretende investir em sistemas de irrigação nos próximos seis meses. Mas especialistas reforçam que, para garantir resultados consistentes, só os equipamentos não resolvem. É preciso adotar tecnologias que ajudem o solo a reter a umidade por mais tempo, evitando perdas por evaporação.