Evento em celebração ao Dia Mundial da Água reuniu especialistas para debater os desafios atuais e as inovações na gestão dos recursos hídricos
Em comemoração ao Dia Mundial da Água (celebrado em 22 de março), a Associação dos Engenheiros e Especialistas da Cetesb em Meio Ambiente (Asec Cetesb), com o apoio da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), realizou, na terça-feira, 8 de abril, a 12ª edição de seu Seminário Técnico. Com o tema central “Água e Alteração das Geleiras”, o encontro reuniu especialistas, autoridades e o público interessado no auditório da Cetesb, em São Paulo, estendendo-se até a quarta-feira, dia 9, para debater os desafios atuais e as inovações na gestão dos recursos hídricos.
A cerimônia de abertura contou com a apresentação do Coral da Cetesb, seguida pelos discursos das autoridades presentes. Uladyr Ormindo Nayme, presidente da Asec Cetesb, deu início ao evento ressaltando a importância da data instituída pela ONU e agradeceu aos parceiros e participantes, tanto presenciais quanto virtuais, que acompanharam as transmissões pelos canais da AESabesp, da Asec Cetesb e da ABES-SP no YouTube.
Em seguida, Liv Nakashima Costa, diretora de Gestão Corporativa da Cetesb, destacou a relevância da parceria com a Asec Cetesb e a AESabesp na organização do seminário, que contou com representantes de instituições como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Embrapa, Instituto Água Sustentável e convidados da Bolívia. Ela ressaltou a atuação da Cetesb na execução de políticas públicas voltadas para a preservação da qualidade da água no estado, alinhando os debates do evento às metas do programa “Cetesb do Futuro” e ao recém-criado Departamento de Sustentabilidade.
Ricardo Crepaldi, coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e vice-presidente da Subseção Centro-Paulista da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP), representou o presidente da entidade, Nivaldo Rodrigues da Costa Junior.
Também presente na abertura, Anali Espindola M. de Campos, diretora de Saneamento e Meio Ambiente do Sintaema, parabenizou os organizadores e enfatizou a relevância das discussões. Ela compartilhou a experiência do sindicato, que promoveu, em comemoração à data, uma palestra sobre o Aquífero Guarani com o professor Didier Gastmans, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Anali reforçou a mensagem de que, apesar dos desafios, há caminhos viáveis para preservar os recursos hídricos quando há esforço coletivo.
Dando continuidade à programação, o primeiro painel do evento trouxe uma série de apresentações sobre a gestão dos recursos hídricos em São Paulo e no cenário global.
Ester Feche, diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) e diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp, apresentou o “Programa Integra TIETÊ”, voltado à recuperação de um dos mais emblemáticos rios paulistas. Na sequência, Beatriz Durazzo Ruiz, da Cetesb, expôs um panorama atualizado sobre a qualidade das águas no estado.
O professor José Carlos Mierzwa, do Centro Internacional de Referência em Reúso da Água (Cirra/USP), discutiu as “Tecnologias e Oportunidades para o Reúso da Água”, destacando o potencial da prática para diferentes setores produtivos. Adriano Tonelli, da Pieralisi, apresentou soluções tecnológicas voltadas ao uso sustentável da água na indústria, com foco na eficiência e na redução de impactos ambientais.
Painéis da tarde reforçam integração da água na sustentabilidade e economia circular
Na segunda parte do dia, o seminário seguiu com a palestra de Bruna Soldera, cofundadora e diretora do Instituto Água Sustentável, que abordou o tema “Água para baixar a temperatura do planeta”.
Fernando Mortara, coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES-SP, trouxe reflexões sobre “O Papel da Água na Economia Circular: Eficiência e Sustentabilidade”. Contribuindo remotamente para o evento, o pesquisador da Embrapa Jorge Werneck compartilhou sua visão sobre os “Desafios Atuais da Água e do Saneamento no Mundo”. Encerrando as atividades do primeiro dia, Ligia Sato, consultora de sustentabilidade da Pwtech, apresentou a palestra “Saneamento Universal e o Direito Humano à Água”.
Durante os dois dias de encontro, o 12º Seminário Técnico da Asec Cetesb consolidou-se como um espaço fundamental para a troca de experiências e a construção coletiva de soluções voltadas à preservação e ao uso consciente da água. As discussões abrangeram desde o impacto do derretimento das geleiras até as mais recentes tecnologias aplicadas à gestão hídrica, reafirmando o compromisso dos organizadores e participantes com a sustentabilidade e o futuro dos recursos naturais.
Assista ao primeiro dia do evento na íntegra (clique aqui).