Semana da Compostagem Brasil 2025
Planeja Comunicão -
Iniciativa da Associação Brasileira de Compostagem busca ampliar adesão de empresas, escolas e condomínios a uma solução sustentável e economicamente
O setor de resíduos sólidos urbanos no Brasil enfrenta um desafio econômico e ambiental urgente. Com os resíduos orgânicos representando cerca de 50% do lixo coletado nas cidades — o equivalente a mais de 37 milhões de toneladas por ano — e menos de 0,3% desse volume sendo efetivamente compostado, o país desperdiça um enorme potencial de geração de empregos, redução de emissões e recuperação de solos. A compostagem desponta como uma alternativa estratégica para empresas, escolas, condomínios e municípios que buscam soluções inteligentes, de baixo custo e alto impacto na gestão dos resíduos.
A Associação Brasileira de Compostagem, fundada em 2022, lidera um movimento nacional para transformar a forma como o país lida com seus resíduos orgânicos. A entidade organiza de 4 a 10 de maio a Semana da Compostagem, um evento colaborativo que visa engajar o setor privado, poder público e sociedade civil para ampliar o uso da compostagem como ferramenta de economia circular. Interessados em participar com ações locais ou se tornar parceiros podem se cadastrar gratuitamente no site: www.semanadacompostagembrasil.com.br.
“A compostagem é uma solução de baixo custo e alto impacto. Reduz o volume de resíduos enviados a aterros, diminui a emissão de metano e gera um produto valorizado no agronegócio e na agricultura urbana. Mais do que uma prática ambientalmente correta, ela é uma oportunidade de negócios, de inovação e de geração de empregos”, afirma Felipe Pedrazzi, presidente da AB|Compostagem.