Semana da Compostagem Brasil 2025

Iniciativa da Associação Brasileira de Compostagem busca ampliar adesão de empresas, escolas e condomínios a uma solução sustentável e economicamente


O setor de resíduos sólidos urbanos no Brasil enfrenta um desafio econômico e ambiental urgente. Com os resíduos orgânicos representando cerca de 50% do lixo coletado nas cidades — o equivalente a mais de 37 milhões de toneladas por ano — e menos de 0,3% desse volume sendo efetivamente compostado, o país desperdiça um enorme potencial de geração de empregos, redução de emissões e recuperação de solos. A compostagem desponta como uma alternativa estratégica para empresas, escolas, condomínios e municípios que buscam soluções inteligentes, de baixo custo e alto impacto na gestão dos resíduos.

A Associação Brasileira de Compostagem, fundada em 2022, lidera um movimento nacional para transformar a forma como o país lida com seus resíduos orgânicos. A entidade organiza de 4 a 10 de maio a Semana da Compostagem, um evento colaborativo que visa engajar o setor privado, poder público e sociedade civil para ampliar o uso da compostagem como ferramenta de economia circular. Interessados em participar com ações locais ou se tornar parceiros podem se cadastrar gratuitamente no site: www.semanadacompostagembrasil.com.br.

“A compostagem é uma solução de baixo custo e alto impacto. Reduz o volume de resíduos enviados a aterros, diminui a emissão de metano e gera um produto valorizado no agronegócio e na agricultura urbana. Mais do que uma prática ambientalmente correta, ela é uma oportunidade de negócios, de inovação e de geração de empregos”, afirma Felipe Pedrazzi, presidente da AB|Compostagem.

A prática vem ganhando força entre empresas e instituições. O Grupo Céu Azul, em Sorocaba, por exemplo, implantou a compostagem em todas as suas unidades e eliminou em 95% o envio de resíduos orgânicos para aterros. Em Porto Feliz (SP), o Condomínio Fazenda Boa Vista, durante 2020 a 2023 enviou 100% dos seus resíduos de poda para compostagem, organizou eventos ambientais e reaproveitou o composto nos jardins internos, economizando com fertilizantes.

Com mais de 130 composteiros urbanos mapeados em 100 cidades de 21 estados e uma rede digital que alcança 120 mil pessoas, a Associação Brasileira de Compostagem atua como articuladora e difusora de boas práticas. A entidade também acompanha a construção de políticas públicas, desde a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o encerramento de quase 2.500 lixões ainda ativos no país – fontes significativas de metano, gás com alto potencial de aquecimento global, bem como contribuições com o Ministério do Meio Ambiente e participação em consultas públicas como o PLANARO (Plano Nacional de Resíduos Orgânicos), que aconteceu em março de 2025.

Durante a Semana da Compostagem, qualquer empresa, escola, condomínio ou indivíduo pode realizar uma ação local – como oficinas, palestras, instalação de composteiras ou campanhas educativas – e compartilhar os resultados com a rede nacional.

SERVIÇO
Semana da Compostagem Brasil 2025
De 4 a 10 de maio
Inscrições de ações locais e parcerias: www.semanadacompostagembrasil.com.br
Acompanhe a mobilização nas redes: @abcompostagem

Marot Gandolfi (marot@planejacomunica.com.br)    

Publicidade