Agência Nacional de Águas e Saneamento Básica realiza a 5ª Reunião de Avaliação do Monitor de Secas
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (ASCOM) -
O que Secas Recordes na Amazônia, Cerrado e Pantanal nos Ensinam sobre os Impactos Decorrentes do Fenômeno, Observados nas Regiões Norte e Centro-Oeste
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou, nos dias 23 e 24 de abril, a 5ª Reunião de Avaliação do Monitor de Secas – O que Secas Recordes na Amazônia, Cerrado e Pantanal nos Ensinam sobre os Impactos Decorrentes do Fenômeno, Observados nas Regiões Norte e Centro-Oeste. O evento foi presencial na sede da ANA em Brasília.
O objetivo da 5ª Reunião foi trazer exemplos estaduais de impactos de seca, incluindo impactos agrícolas, hidrológicos, ecológicos e socioeconômicos; particularmente presentes em anos de secas recordes. Além disso, o encontro abordou os impactos das secas observadas nos estados do Centro-Oeste e do Norte desde o início do monitoramento, especialmente nos períodos em que o fenômeno foi mais intenso, entre outras temáticas.
No primeiro dia do evento foram apresentados os impactos em cada unidade da Federação das regiões do Centro-Oeste e Norte, além de abordar tipologias de seca, os conceitos, características e demais assuntos relacionados. Já no segundo dia foram exibidos os estudos de caso das secas no Pantanal, Amazônia, no Cerrado; assim como as secas transfronteiriças e os Monitores de secas do Oeste da América do Sul. Por fim, houve uma interação dos representantes dos estados e do Distrito Federal com a ANA, que é a Instituição Central do Monitor, para apresentar melhorias para o processo de elaboração mensal do Mapa do Monitor.